sexta-feira, 6 de outubro de 2017

ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO REALIZA SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM À NOSSA SENHORA DE NAZARÉ E ENTREGA COMENDAS LEGISLATIVAS. VEREADOR SILVIO NETO E PREFEITO NÉLIO AGUIAR FORAM AGRACIADOS COM A COMENDA; "NOSSA SENHORA DE NAZARÉ"

Márcio Miranda, presidente da ALEPA, com a imagem d santa acima e embaixo entregando as comendas para o vereador Silvio Neto e o prefeito Nélio Aguiar

A Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) realizou nesta quinta-feira (05/10), uma Sessão Solene em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré. É o 20º Círio da Alepa. A sessão foi presidida pelo chefe do Poder Legislativo, deputado estadual Márcio Miranda, que destacou o momento de confraternização e união do Legislativo Estadual, que representa a diversidade do povo do Pará. “O Parlamento do Pará possui história todo dia e nós temos, aqui, grandes embates e debates. Somos 41 deputados com diferenças enormes entre nós e temos servidores de todas as correntes políticas e de pensamento, mas o parlamento consegue com todo esse manancial de diferenças se harmonizar e se encontrar em muitos temas, que são unanimidade e esse é um desses dias em que se estabelece um pensamento comum com fé, esperança e respeito. E quero usar a simbologia desse dia para desejar aos nossos funcionários, deputados, vereadores, líderes comunitários, prefeitos e autoridades em geral, que Nossa Senhora continue protegendo a todos para que possamos conseguir fazer a nossa parte para construir um mundo mais justo e melhor pra todos nós”, destacou Márcio Miranda.

A imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré chegou ao prédio sede da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), por volta das 10h, sob aplausos e fogos de artifício. Centenas de pessoas se concentraram no local para ver a “Nazinha” e manifestarem a sua fé. O deputado Márcio Miranda conduziu a imagem, acompanhado de diversos parlamentares, até o plenário Newton Miranda, onde presidiu a Sessão Solene. Uma bênção especial foi dada pelo Bispo Auxiliar de Belém, Dom Irineu Roman, que falou da importância do Círio. “É a primeira vez que eu venho aqui a uma sessão com esse teor e eu diria que esse é um momento de graças e de bênçãos porque, afinal, Nossa Senhora de Nazaré representa, de fato, a fé em Deus e a Alepa é quem conduz as leis, as regulamentações de tudo aquilo que acontece no estado, por isso Nossa Senhora de Nazaré não pode ficar de fora porque esse é um momento muito especial e eu me alegro com isso. E que Deus abençoe toda a atividade do parlamento na concepção e elaboração das leis necessárias para um bom governo, para fazer as leis boas para o povo do Pará”, disse o bispo. “Eu sou gaúcho, mas já estou aqui há 18 anos e amo o Pará”, complementou.

O deputado Luiz Sefer, autor do Projeto de Lei que instituiu no Parlamento Estadual a realização da Sessão Solene, falou da importância da manifestação da Alepa em reconhecimento ao maior evento de fé do povo paraense. “O Círio é o principal evento da nossa cidade, que tem uma importância histórica, cultural e religiosa e esse é, na verdade, um momento em que não somos nós que homenageamos a Nossa Senhora de Nazaré, mas somos homenageados por ela”, disse o deputado que, em seu discurso, falou sobre a importância da história de vida e fé de Maria. “A vida de Maria é muito pouco conhecida e até 200 anos depois da morte de Jesus nem se falava da vida de Maria e de lá pra cá tem se construído um mosaico com as mais diversas informações para se levantar como foi a vida de Maria. Mas acho que o que tem de mais importante a se dizer é que Nossa Senhora não foi escolhida para ser a mãe de Jesus porque ela foi programada por Deus para ser a mãe de Jesus, por isso que ao longo do Velho Testamento se tem a anunciação de Maria em diversos livros”, complementou Sefer.

O líder do governo na Alepa, deputado Eliel Faustino também exaltou a importância da Sessão Solene e da homenagem à Nossa Senhora de Nazaré. “Esse é um momento importante da vida do paraense e um marco nacional, que é o Círio de Nazaré, e nós como paraenses ficamos muito satisfeitos e sempre nos emocionamos diante da imagem de Nossa Senhora de Nazaré e a Alepa é um dos poderes constituídos do Estado do Pará, que presta a sua homenagem”, ressaltou Faustino. “Então, ficamos felizes por também homenagear pessoas que têm uma dedicação à religião e ao engrandecimento dessa festividade tão importante para o estado e para o país e por estarmos, aqui, mais um ano, com saúde. E desejo que ela possa cobrir com o seu manto todas as famílias de todos os paraenses, com saúde, paz e alegria para todos”, concluiu.

Durante a Sessão Solene também foi entregue a Comenda Legislativa Nossa Senhora de Nazaré para 28 personalidades com atuação destacada no catolicismo e no engrandecimento do Círio de Nazaré. Os homenageados foram:

Amiraldo Souza
Padre Benedito Moura da Cruz
Padre Cláudio Pighin
Cláudio Rendeiro
Padre Cleyton Ferreira Teles
Irmã Edilamar Fernandes de Lima Pimenta
Francisco Nélio Aguiar da silva
Gilcélia Melo Costa
Grupo Teatral Kauré
Frei José Rodrigues de Araújo
Maria Lecy Azevedo Marinho
Maria Lucilene Rebelo Pinho
Marilene Bezerra Diniz
Melquíades Justiniano da Silva
Paulo Andrey Fecundo Ramos
Paulo Eugênio Ramos Chucre
Paulo Teixeira Morelli
Pedro Coelho Mota Filho
Padre Renilson Macedo de Sousa
Rocardo Lopes Botelho
Romildo Veloso e Silva
Vereador Silvio Neto
Rosa Picanço Kataoka
Sheila Zara Silva Abreu
Solange Regina Zottele Reis
Dom Vital Corbellini
Walkiria da Silveira Brito
Zinda Lobato Nunes

Texto: Avelina Castro
ASSESSORIA DE IMPRENSA E DIVULGAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário